escola filomena

escola filomena

terça-feira, 29 de julho de 2014

Videos aulas e dicas para o ENEM 2014

Alô galera antenada no conhecimento, O ENEM 2014 será realizado nos dia 08 e 09 de novembro de 2014 e, precisamos fazer uma boa reciclagem dos conhecimentos adquiridos  durante toda nossa jornada escolar. Pensando nisso, resolvemos publicar alguns videos que podem ajudar muito na revisão de várias disciplinas que serão abordadas no ENEM. 

Veja abaixo nossoas primeiras vídeo aulas.

Estude - o futuro te espera.

Aluna nota 1000 dá dicas para redação do enem



Dicas de MAtemática para ENEM


Português - Aula 01 - Acentuação Gráfica



terça-feira, 22 de julho de 2014

SISUTEC - MEC anuncia 289.341 vagas em cursos técnicos

O Ministério da Educação (MEC) anunciou nesta sexta-feira a abertura de 289.341 vagas em cursos cadastrados no Sistema de Seleção Unificada para Cursos Técnicos (Sisutec). As inscrições podem ser feitas entre segunda e sexta-feira da próxima semana pelo site do programa.
Para participar, é preciso ter realizado o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) em 2013. A nota mínima para conseguir uma vaga depende do curso escolhido pelo participante.
Do total de vagas, 85% serão reservadas a estudantes que cursaram o ensino médio em escolas públicas ou como bolsistas em unidades privadas. Os demais inscritos concorrerão a 15% das vagas na modalidade de ampla concorrência.

Biblioteca VirtuaL

Biblioteca Virtual
Navegar pela leitura é uma viagem sem volta e sem fim. Na Biblioteca Virtual Ecofuturo você acessa gratuitamente os conteúdos que o Ecofuturo tem como referência sobre educação, sustentabilidade, leitura e literatura, que fundamentam os projetos temáticos. Nesta página, estão todas as publicações produzidas pelo Instituto e um enorme e diversificado acervo de textos, filmes, bibliografia literária e obras de referência, documentários e sites cuidadosamente pesquisados e selecionados para ajudar o leitor a formar sua própria opinião sobre os mais diversos temas. Um universo de conhecimento reunido num só espaço para ler, baixar, ouvir, ver, se informar e – por que não? – se encantar. 
 Acesse: 
http://www.bibliotecavirtualecofuturo.org.br/
http://www.bibliotecavirtualecofuturo.org.br/educacao-para-a-sustentabilidade 

A ciência comprova: ler faz bem para o cérebro. Conheça outros benefícios da leitura.


Talvez a conclusão deste post não surpreenda a maioria dos leitores, mas cientistas comprovaram recentemente o que parecia óbvio: literatura faz bem para o cérebro! Nos Estados Unidos, um grupo de teste foi convidado a ler um capítulo do romance Mansfield Park, de Jane Austen, dentro de uma máquina de ressonância magnética, enquanto pesquisadores da universidade de Stanford analisavam os resultados neurológicos. Para o experimento, era preciso ler o capítulo de duas formas distintas: primeiramente, uma leitura descompromissada; depois, uma leitura para análise crítica da obra. A conclusão do estudo apontou que a leitura de livros pode ser um exercício valioso para o cérebro, já que quando lemos, o sangue flui para diversas áreas associadas à concentração e, no caso de uma leitura mais crítica, também para áreas menos ativas do cérebro. Logo, o estudo concluiu que a forma de leitura afeta o cérebro e através dela podemos treiná-lo para ser cada vez melhor em atividades que exigem compreensão e concentração

. Logo, o estudo conclui que a forma de leitura afeta o cérebro e pode indicar formas de treiná-lo para ser cada vez melhor em atividades que exigem compreensão e concentração.
Estudos semelhantes para avaliar os benefícios da leitura com máquinas de ressonância magnética já haviam sido realizados antes na Europa. Em 2010, o neurocientista Stanislas Dehaene, diretor da Unidade de Neuroimagiologia Cognitiva do Inserm-CEA, na França, usou exames de ressonância magnética para avaliar o cérebro de adultos alfabetizados e analfabetos. Os cientistas descobriram, então, que os cérebros dos adultos que podiam ler eram mais ativos, ainda que, em contrapartida, perdessem parte de sua memória visual, possuindo menos habilidade no reconhecimento facial.
Interessados nos ganhos que um livro pode trazer para nossas vidas fomos atrás e listamos 10 benefícios da leitura. Sinta-se à vontade para acrescentar outros benefícios, comentando este post.
1.  A leitura estimula a memória, expandindo a capacidade de nossa mente.
2. A leitura é combustível inesgotável para a imaginação.
3. A leitura nos dá as palavras, instrumento para expressar nossos sentimentos.
4. A leitura nos aproxima da compreensão de mundo e da auto-compreensão.
5. Ao ler, nos deparamos com aquilo que pensamos: com nossas crenças.
6. É possível experimentar com a leitura, sem de fato experimentar fisicamente.
7. O ato de ler naturalmente leva a escrever e a escutar.
8. Ler eleva a auto-estima.
9. A leitura desconhece a solidão, nos permite estar sempre acompanhados.
10. A leitura constrói sonhos e nos empurra à realização.

segunda-feira, 21 de julho de 2014

DICA DE PORTUGUÊS

Ensino a Distancia no Brasil pode dobrar em 5 anos

Notícia animadora produzida por Juliana Schincariol na sessão Economia no portal UOL
RIO DE JANEIRO (Reuters) - Com a perspectiva de dobrar o número de alunos em cinco anos, o ensino a distância no Brasil aparece como alternativa que oferece flexibilidade aos estudantes e margens maiores para as companhias de educação, que investem em novos polos e cursos, como educação física e engenharia. Cerca de 25 por cento das matrículas do ensino superior são nesta modalidade atualmente e a expectativa é que esta fatia possa alcançar 40 a 45 por cento nos próximos anos, de acordo com as estimativas do diretor-executivo de operações de ensino a distância (EAD) da Estácio Participações, Pedro Graça.
A modalidade ganhou força com a popularização da banda larga no país, e agora uma nova geração de jovens nascidos em um ambiente cem por cento digital abre novas perspectivas. Enquanto isso, o preço da mensalidade, que chega a ser até quatro vezes mais barato do que um curso presencial, aliada ao crescimento da classe C e aos 15 milhões de adultos entre 25 e 30 anos que ainda não possuem curso superior no Brasil são os principais pilares para a expansão do EAD no país. "A tendência é o número de alunos dobrar nos próximos cinco anos", disse à Reuters o diretor da Associação Brasileira de Ensino a Distância (Abed), Carlos Longo.
Os dados do Censo da Educação Superior divulgado em setembro do ano passado mostraram que o EAD no Brasil encerrou 2012 com 1,2 milhão de alunos matriculados, ante um total de 7 milhões do sistema total. O ritmo de expansão de novos ingressantes foi de 12,2 por cento no ensino a distância, enquanto na educação presencial o crescimento médio foi de 4,4 por cento em 2012 ante 2011, segundo os dados mais recentes do Ministério da Educação (MEC). A expectativa agora da rede de ensino privado é a liberação por parte do governo federal do Fundo de Financiamento Estudantil (Fies), que hoje abrange apenas o presencial, para o EAD.
"O ministro (da Educação) Henrique Paim demonstrou interesse por parte do governo em fomentar essa modalidade de ensino, até mesmo para atender a meta do Plano Nacional de Educação (PNE) sobre a expansão do ensino superior, que hoje está muito aquém do previsto", disse o diretor-executivo da Associação Brasileira das Mantenedoras do Ensino Superior (ABMES), Sólon Caldas, em entrevista ao chat Trading Brazil, um serviço da Thomson Reuters. A forte expansão tem um longo prazo de validade. Segundo Longo, da Abed, o setor ainda tem pela frente duas décadas de prosperidade no crescimento de alunos, e durante este tempo o perfil dos estudantes presenciais não deve concorrer com os do EAD.
A flexibilidade que a modalidade oferece levou a pernambucana Elaine Marinho, 40 anos, a optar por cursar Serviço Social a distância na Unopar, instituição comprada em 2011 pela Kroton por 1,3 bilhão reais. Moradora de Paulista (PE), ela assiste às aulas presenciais às quartas-feiras em Recife, distante cerca 20 quilômetros de sua residência. Após um estágio durante o curso, Elaine foi contratada como orientadora social e hoje tem um salário 50 por cento maior do que quando trabalhava como massoterapeuta. "Acho muito bom o ensino a distância porque abre oportunidades. Mas requer do aluno maturidade para administrar seu tempo", disse a pernambucana que deve se formar em 2015 e paga uma mensalidade de cerca de 300 reais.
Concorrência maior
Apesar das perspectivas de crescimento robusto, a concorrência tende a ficar mais acirrada, com outras empresas de olho nas margens maiores da modalidade. Atualmente pouco mais de 200 instituições atuam no segmento e outras 100 já pediram autorização ao MEC para oferecer o serviço, segundo o diretor da Abed. A Kroton Educacional é a líder do Brasil em número de alunos, com 444 mil estudantes de graduação e pós-graduação a distância, matriculados ao final do primeiro trimestre. Entre janeiro e março, o segmento representou 37,4 por cento do lucro bruto consolidado da Kroton, com margem bruta de 81,3 por cento, ante 67,5 por cento do resultado total.
Hoje, os alunos EAD da Kroton representam 70 por cento do total, mas após a combinação com a Anhanguera esta proporção vai cair para 50 por cento. Para aprovar a fusão entre as duas empresas, o Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade) determinou a venda de ativos de EAD da Uniasselvi, com 75 mil alunos. "A Uniasselvi é uma operação com base de alunos bastante representativa, com margem robusta, e que cresceu muito nos últimos anos. É bastante atrativa para o mercado", disse o diretor de operações EAD da Kroton Educacional, Dieter Paiva, sem fornecer mais detalhes sobre interessados na compra.

Um espaço a mais para diálogo

Caros  (as) alunos (as)  e professores (as),

Este é mais um espaço de comunicação e acesso a informações, dicas e sugestões, além de outras formas de exposição de dados referentes à Escola Estadual Filomena de Azevedo, assim como de outros ambientes.

Desde já, segue o convite para o acesso a esse blog.       

quarta-feira, 16 de julho de 2014

O CINEMA NA SALA DE AULA - Uma boa ferramenta de ensino

Nova lei pretende levar o cinema brasileiro para todas as escolas. Agora, elas terão que exibir mensalmente pelo menos duas horas de filmes produzidos no Brasil. Para cineastas e especialistas, a exibição obrigatória vai ajudar a escoar a produção nacional, além de formar plateia. Será necessário, no entanto, cuidado na seleção dos filmes e no planejamento das aulas.
Leia mais notícias:
"Têm pelo menos duas formas de o cinema entrar na sala de aula: uma, a mais danosa para a sociedade brasileira, quando entra como substituto do professor ou como simples dispositivo para compensar buraco na ausência do professor. A outra é o cinema como espécie de mediação para que os alunos comecem a entender o mundo. Aí está a grande potência, até mesmo política", explica a professora e pesquisadora Ramayana Lira – integrante do Conselho Deliberativo da Sociedade Brasileira de Estudos de Cinema e Audiovisual.

Uso de Internet nas Escola Públicas cresce, mas conexão ainda é lenta

O percentual de professores de escolas públicas que utilizaram a internet durante as aulas em 2013 foi 46%. O número representa crescimento de dez pontos percentuais em relação a 2012 e foi divulgado pelo Comitê Gestor da Internet no Brasil, na pesquisa Tecnologias da Informação e Comunicação na Educação.
O levantamento, feito com 994 escolas públicas e privadas de todo o país, revelou também que a velocidade de conexão com a internet é menor nas instituições públicas do que nas particulares. Os dados revelam que 43% das escolas particulares dispõem de internet com velocidade entre 5 e 10 mega. Por outro lado, entre as instituições públicas, 52% contam com conexão a internet de até 2 mega.
Entre os recursos educacionais mais usados pelos professores, estão imagens, figuras, ilustrações ou fotos (84%), textos (83%), questões de prova (73%), vídeos (74%), jogos (42%), apresentações prontas (41%), e programas e softwares educacionais (39%).
A coleta de dados desta quarta edição da pesquisa ocorreu entre setembro e dezembro do ano passado. Foram entrevistados 939 diretores de escolas, 870 coordenadores pedagógicos, 1.987 professores e 9.657 alunos.
De acordo com as informações, a sala de aula cresceu como local de uso do computador e da internet, o ambiente mais comum para o uso de computador ainda é a casa do estudante. Apenas 7% dos alunos da rede pública e 2% dos estudantes de escolas particulares disseram que acessam a internet, mais frequentemente, em suas escolas. A maioria usa a rede mundial de computadores com mais frequência em casa: 68% dos alunos de escola pública e 93% dos matriculados em escolas particulares.

Portal da Educação: Inscrições abertas para Projeto Aluno Integrado 20...

Portal da Educação: Inscrições abertas para Projeto Aluno Integrado 20...: A Comissão Organizadora do Curso Aluno Integrado 2014.2 composta pela Secretaria de Educação a Distância da Universidade Federal  do Rio Gr...

Dicas de Português


III Jornada Pedagógica

A Equipe Gestora e a Equipe pedagógica da EE Filomena de Azevedo estiveram reunidas com o corpo docente, para planejar as ações a serem desenvolvidas no segundo semestre 2014.

Entres outras coisas, ficou agendado a semana cultural com apresentações de Projetos Temáticos para o mês de novembro, contemplando os projetos desenvolvidos no Ensino Médio Diferenciado .