O Orçamento Geral do Estado para 2015 cerca de um milhão de reais par projetos da Fundação José Augusto. Seriam R$ 220 mil para a criação e implantação de escolas de arte, além de R$ 860 mil em editais e prêmios culturais.
escola filomena
segunda-feira, 26 de janeiro de 2015
MEC DIVULGA RESULTADO DO SISU
O Ministério da Educação (MEC) divulga hoje (26) o resultado do Sistema de Seleção Unificada (Sisu) na página do programa. Os candidatos selecionados devem procurar a instituição de ensino para fazer a matrícula nos dias 30 de janeiro, 2 e 3 de fevereiro.
Nesta ano, haverá apenas uma chamada. Os candidatos que não foram selecionados poderão participar da lista de espera, também a partir de hoje, na página do Sisu. O prazo para que isso seja feito é até o dia 6 de fevereiro. O estudante somente poderá manifestar interesse na lista de espera para o curso correspondente à sua primeira opção.
Os candidatos em lista de espera deverão procurar as instituições de ensino a partir do dia 11 de fevereiro para acompanhar o processo de seleção. O Sisu oferece vagas em instituições públicas de ensino superior. Para concorrer, é preciso ter feito o Enem em 2014 e não ter tirado 0 na redação. Nesta primeira edição de 2015, o Sisu oferece 205.514 vagas em 5.631 cursos em 128 instituições.
UFRN TEM A MAIOR NOTA DE CORTE PARA MEDICINA
Medicina da UFRN (Universidade Federal do Rio Grande do Norte) no campus de Caicó tem a maior nota de corte do curso na primeira parcial do Sisu (Sistema de Seleção Unificada), com 868,98 pontos na modalidade de ampla concorrência na última atualização.
Em segundo lugar, está o curso da UFPA (Universidade Federal do Pará), com nota de corte de 858,13 pontos. Em seguida, a UnB (Universidade de Brasília), com 826,54; a UFRJ (Universidade Federal do Rio de Janeiro), com 821,64; e a UFPR (Universidade Federal do Paraná, com 821,53.
A próxima atualização das notas de corte deverá ser feita às 2h desta quarta-feira (21). Por isso, as médias da primeira parcial deverão oscilar até a primeira chamada da seleção, que acontece na próxima segunda-feira (26).
Inscritos
A primeira edição do Sisu, do Ministério da Educação, registrava 1.283.251 inscritos até as 19h desta segunda-feira (19). O prazo para se candidatar a uma vaga em uma instituição pública de ensino superior vai até as 23h59 do dia 22.
Nesta primeira edição do Sisu 2015, o sistema vai ofertar 205.514 vagas em 5.631 cursos de 128 instituições. Na primeira edição de 2014, foram oferecidas 171.401 vagas --20% a menos do montante que estará disponível em 2015.
Veja a lista dos cursos com maior oferta de bolsas:
- Administração – 22.050
- Pedagogia – 15.562
- Direito – 15.010
- Ciências contábeis – 11.917
- Engenharia civil – 8.405
- Educação física – 8.181
- Gestão de recursos humanos – 6.854
- Enfermagem – 6.801
- Psicologia – 5.307
- Engenharia de produção – 5.284
*Com informações da Agência Brasil
Prouni abre inscrições para bolsas de estudo
O Prouni (Programa Universidade para Todos) recebe a partir desta segunda-feira (26) inscrições para 213.113 bolsas, sendo 135.616 integrais e 77.497 parciais. O número representa crescimento de 11% em comparação ao processo do primeiro semestre de 2014, quando foram ofertadas 191.625 bolsas.
As inscrições podem ser feitas até o dia 29 na página do Prouni. O candidato que se inscreveu no Sisu (Sistema de Seleção Unificada) também pode se inscrever.
Em 2015, as bolsas serão para 30.549 cursos, em 1.117 instituições de ensino superior privadas. De acordo com o Blog do Planalto, trata-se da maior oferta de bolsas desde que o programa foi criado. O aumento, no entanto, é menor que o do ano passado, quando a oferta cresceu 18% em relação ao primeiro semestre de 2013.
A maior parte das bolsas concentra-se na Região Sudeste (48%), seguida pela Região Sul (22%), Nordeste (14%), Centro-Oeste (10%) e Norte (6%).
Podem concorrer às bolsas estudantes que cursaram o ensino médio na rede pública ou que foram bolsistas integrais na rede particular. Para concorrer às bolsas integrais, o candidato deve comprovar renda bruta familiar de até um salário mínimo e meio por pessoa. Para as bolsas parciais, no valor de 50% da mensalidade, a renda bruta familiar deve ser até três salários mínimos.
Para se inscrever, o candidato deve ter participado do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio ) 2014 e obtido, no mínimo, 450 pontos na média das notas. Além disso, não pode ter tirado 0 na redação. Outra condição é que ainda não tenha diploma de curso superior.
Professores do quadro permanente da rede pública de ensino, que concorrerem a cursos de licenciatura, também podem participar do Prouni. Nesse caso, não é necessário comprovar a renda.
Segundo dados do Ministério da Educação, ao longo de dez anos, o Prouni concedeu 1,5 milhão de bolsas de estudos para estudantes carentes de todo o país. Nesse período, o programa formou mais de 430 mil profissionais em todas as áreas do conhecimento. Atualmente, o programa beneficia mais de 562 mil jovens brasileiros de baixa renda com bolsas integrais ou de 50% em universidades privadas de todo o país.
sexta-feira, 23 de janeiro de 2015
ANO LETIVO 2015
Você que é aluno do Filomena já pode se dirigir a secretaria da escola para renovação de sua matricula. Lembramos que o ano letivo será iniciado no dia 02 de março de 2015. Curta as féria e volte com todo gás para estudar.
AQUECIMENTO GLOBAL APROXIMA PLANETA DO APOCALIPE, DIZEM CIENTISTAS
Um “relógio” fictício criado há 70 anos para medir quão próxima a humanidade está de sua extinçãovoltou a se movimentar hoje. Ele estava a 5 minutos da meia-noite (horário que representa a “extinção”) e nesta quinta, 22, foi "adiantado" para apenas três minutos - somente um "minuto" a mais do que o momento mais próximo da extinção.
Segundo os cientistas do Bulletin of Atomic Scientists, grupo que monitora a possiblidade de extinção da humanidade, a negligência dos governos ao redor do mundo de atacar radicalmente o aquecimento global. Estados Unidos, China e Rússia são os maiores vilões no assunto, porque nem mesmo mandaram representantes à última conferência em Lima, no Peru. As reações, segundo o BAS, estão sendo tomadas em "câmera lenta". "A 'meia-noite' não é uma coisa qualquer: simplesmente significa a extinção da raça humana e da vida no planeta", afirmou Kennette Benedict, diretora do Bulletin of the Atomic Scientists
O relógio, oficialmente chamado de “Doomsday Clock” (“Relógio do Apocalipse”) foi criado há décadas pelo BAS para dar uma ideia ao mundo de como o homem se aproxima da autodestruição. A criação se seguiu ao lançamento da bomba nuclear em Hiroshima e Nagasaki no Japão. A esposa de um dos cientistas envolvidos no “Manhattan Project” foi quem idealizou a concepção gráfica do “Relógio”.
Durante a Guerra Fria, o relógio se “aproximava” da meia-noite sempre que a tensão entre EUA e União Soviética se agravava. O momento mais próximo da destruição foi em 1953, quando as duas superpotências de então começaram a fazer testes com a bomba de hidrogênio. Com o fim da Guerra Fria, o ponteiro dos minutos do relógio atingiu sua maior distância da “meia-noite”, em 1991, chegando a 17 “minutos” de distância.
Na coletiva dada pela organização científica, os cientistas observaram que muitas das consequências vão muito além da catástrofe natural. "Governos podem perder estabilidade. O Oceano Ártico passará a ser uma área de instabilidade militar porque novas fronteiras se formam. Criaremos um novo tipo de refugiado - os refugiados ambientais", ilustrou o professor Richard Sommerville, da Universidade da California.
A última mudança foi em 2012, quando o relógio passou a ficar a 5 minutos da autodestruição, após o desastre nuclear de Fukushima e da disseminação do virus H5N1. A decisão dos cientistas de mexer o relógio em "dois minutos" indica que a humanidade está se destruindo a passoa mais largos.
Assinar:
Postagens (Atom)